TENHO 65 ANOS E NUNCA CONTRIBUÍ PARA O INSS. Posso me aposentar?

Os cidadãos, especialmente os de idade mais avançada, têm o direito de acessar à Previdência Social e os benefícios que ela oferece. No caso daqueles que nunca fizeram contribuições ao INSS, mesmo atingindo a idade mínima, não podem receber aposentadoria, porque é preciso atingir também o tempo mínimo de contribuição. Porém, para essas pessoas, há outra opção: O Benefício de Prestação Continuada ao Idoso ou BPC LOAS Idoso. Adiante, abordaremos tudo que você precisa saber sobre este benefício.

O que é o BPC LOAS?

O Benefício de Prestação Continuada, também chamado de BPC LOAS ou Benefício Assistencial, é garantia de 1 salário-mínimo para os cidadãos de baixa renda, idosos ou portadores de deficiência.

É justamente o benefício adequado para aqueles que não contribuem para o INSS ou deixaram de contribuir há muito tempo, pois é uma prestação de amparo social.

Embora seja pertencente à assistência social, o BPC LOAS deve ser requerido ao INSS e é pago por ele. O INSS é quem analisa as informações e os documentos anexados ao pedido para decidir se aprova ou não o BPC.